Translate

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

No Magnet Motor (Motor sem Imã) – Eletroímã

O funcionamento deste motor, se deve aos princípios de atração e repulsão dos polos magnéticos. O parafuso com cerca 7m de fio de cobre enrolado, quando conectado a uma bateria irá se transformar em um eletroímã, pois o campo magnético magnetiza o ferro, tendo um polo norte e um polo sul, podendo ser desligado quando desconectado da bateria. A indução de tensão elétrica sobre a bobina gera um campo eletromagnético ao seu redor. Os polos deste campo eletromagnético sofrem atração e repulsão pelos polos do campo magnético em que se encontra submerso. A bobina estando dentro do fluxo magnético, sofre uma indução de tensão elétrica que provoca uma rotação da bobina em seu próprio eixo. A direção rotacional é definida pela direção do fluxo magnético do eletroímã e pela direção da corrente da tensão elétrica.

Materiais Utilizados:
· 1 Chinelo (Utilizado como base);
·  3 Pilhas 1.5V;
· 1 Elástico;
· 2 Joaninhas (Como hastes para a bobina);
· 1 Parafuso (Médio);
· Cerca de 7 Metros de Fio de Cobre (Enrolar no Parafuso);
· 1 Fios de Cobre (Conectar à pilha a uma Joaninha);
· 1 ímã;
· 1 Bobina de Fio de Cobre (Cerca de 30 Voltas).

Montagem do Circuito:

Primeiro, faremos dois furos no chinelo com um espaçamento razoável entre cada um para colocarmos duas joaninhas que serviram como hastes e passagem de corrente e um furo no centro destes dois para colocarmos o parafuso. A seguir inserimos as duas joaninhas, como mostra a imagem a baixo:

A seguir com o parafuso, enrolamos cerca de 7m de fio de cobre, deixando ao menos 5cm de fio de cobre em cada ponta, devemos também, raspar as pontas para tirar o isolamento do fio para a passagem de corrente. Com uma das pontas conecte a uma das joaninhas e a outra deixe livre para conectar nas pilhas. Com a joaninha restante, conecte outro pedaço de fio de cobre (com as pontas raspadas) que será conectado nas pilhas, como mostra a imagem a baixo:

Agora, faça uma bobina de fio de cobre enrolando em algum objeto com formato redondo dando cerca de 30 voltas no objeto, deixe alguns centímetros de fio em cada ponta, uma você deve raspar completamente para tirar o isolamento e a outra somente a metade. Após fazer isso, aloque a bobina nas duas joaninhas que servem como hastes, como mostra a imagem a baixo:

Por fim, interligamos as 3 pilhas, uma na outra. Com o fio de cobre da joaninha conectamos no polo negativo das pilhas e com o fio da bobina, conectamos no polo positivo das pilhas, como mostra a imagem a baixo:


Funcionamento do Circuito

Um comentário:

  1. Esse experimento ficou muito bom, desde a descrição até o vídeo. A explicação do fenômeno também ficou bem legal. Parabéns!

    ResponderExcluir